URGENTE: Apoio Financeiro ao VOTO SIM: VER AQUI COMO CONTRIBUIR

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Vozes pelo SIM: Deolinda Machado

Vou votar SIM, porque sou contra a hipocrisia política que envergonha o país. O caminho é a prevenção, mas falta a real implementação da Educação Sexual nas escolas e em meio familiar, bem como o Planeamento Familiar, para que um melhor conhecimento promova a gravidez desejada e previna o recurso ao aborto. Convém lembrar que a nova lei não obrigará ninguém a abortar. Será sempre em consciência que a opção será tomada.

Não posso aceitar, de forma passiva, a dupla penalização de mulheres a quem muitas vezes quase tudo falta, sendo ainda acusadas de criminosas. Crime é criminalizá-las.

Sou cristã católica. Sou a favor da vida, mas da vida toda, vivida em dignidade e em plenitude. Sou acérrima defensora dos direitos humanos e sociais. Sou a favor duma maternidade e paternidade responsáveis. Defendo o rigoroso cumprimento da legislação em vigor, no que a esta matéria diz respeito, pois é repetidamente violada nos locais de trabalho.

Não posso pactuar com aqueles que agora dizem Não à despenalização do aborto, mas nada fazem quando estão em causa mulheres que são inquiridas sobre se estão grávidas ou pretenderão ser mães, quando são entrevistadas para acederem ao mercado de trabalho. Ou ainda, aquelas que estando grávidas, são despedidas. Em nome de quê? Dos interesses, das conveniências, dos lucros de alguns, mas não do equilíbrio da sociedade como um todo, da qual ninguém (mulheres e homens) pode sentir-se dispensado de contribuir para a sua construção. Esta é responsabilidade que a todos/as cabe, sem excepção. É responsabilidade colectiva.

Como cristã católica, vou votar em consonância com a minha consciência. Voto SIM, no dia 11 de Fevereiro. A abstenção não contará comigo. Participemos todos e todas, activa e responsavelmente.