URGENTE: Apoio Financeiro ao VOTO SIM: VER AQUI COMO CONTRIBUIR

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Vozes pelo SIM: Ana Couto

VOTO SIM. Entre as inúmeras razões que me levam a votar SIM no dia 11 de Fevereiro, destaco a Saúde e a Dignidade das Mulheres.
Mais de vinte e dois anos após a entrada em vigor da actual lei, decorridos mais de oito anos sobre o último referendo, não podemos ignorar que todos os anos se continuam a realizar, em Portugal, milhares de IVG, feitas clandestinamente, muitas vezes em condições de indignidade e insegurança, das quais decorrem problemas de infertilidade futura, morbilidade e morte para as mulheres. Se a despenalização for aprovada, como acredito, uma mulher que pretenda interromper uma gravidez não desejada, já poderá recorrer livremente ao apoio e aconselhamento de profissionais de saúde qualificados.
No quadro da actual lei, uma mulher que recorra à IVG pode ser alvo de perseguição policial, julgamento e condenação (a pena pode ir até aos 3 anos de prisão), sofrendo processos de exposição pública, devassa da sua vida privada e humilhação, intoleráveis numa sociedade democrática do século XXI.

Por isso,
- Acabar com a vergonha e as dramáticas consequências do aborto clandestino e com a ameaça de prisão;
- Criar condições para uma decisão informada e acompanhada, com garantias para a saúde e a dignidade das Mulheres.
Se outras não houvesse, estas razões me bastariam para votar SIM, com grande convicção, no próximo Referendo.